Companhia das Índias

O Passado Colonial como Enigma Historiográfico

Companhia das Índias apoia e divulga o evento “O passado colonial como enigma historiográfico: genealogias da (des)igualdade”, que é organizado pelos professores Giselle Venancio e Renato Franco, dos laboratórios Escrithas e Cia. das Índias, ambos do Instituto de História da UFF.

O objetivo do evento é considerar a convergência de dois campos de investigação analisados, habitualmente, em separado: o da história social do conhecimento histórico e o dos estudos coloniais. A proposta integra investigadores de universidades brasileiras e estrangeiras tendo o par conceitual “igualdade/desigualdade” como referente organizador dos debates sobre o legado colonial nas historiografias nacionais que emergem com a emancipação política dos territórios colonizados pelos ibéricos. Trata-se de compreender como, desde o século XIX, o período colonial se constituiu como temporalidade incontornável para as avaliações sobre a riqueza e a pobreza, a vanguarda e o atraso dos territórios colonizados.

Inscrições pelo e-mail:
escritasdahistoria@gmail.com

Programação:
09:00 h – Sessão de abertura
Giselle Venancio (UFF) e Renato Franco (UFF)

09:45 h – 10:00 h – Café

10:00 h – 11:00 h – Conferência de abertura
“Como escrever a história do Novo Mundo” – Jorge Cañizares-Esguerra (Universidade do Texas)

11:00 h – 12:30 h
“Passados coloniais, modernismos e historiografias nacionais” – Andrea Slemian (UNIFESP) e Bernardo Ricupero (USP)

12:30 h – 14:20 h – Almoço

14:30 h – 16:30 h -nMesa-redonda
“A Colonização lida pelos clássicos: Casa Grande & Senzala e Raízes do Brasil” – Gustavo Tuna (USP), Alberto Schneider (PUC-SP) e André Furtado (UNIFESSPA)

16:30 h – 17:00 h – Café
17:00 h – 18:00 h – Apresentação do livro
“Passado Presente: usos contemporâneos do ‘passado colonial’ brasileiro” (Rio de Janeiro: Gramma, 2017) – Andrea Daher (UFRJ)