Tempo UFF

Instruções

Tipos de documentos aceitos

O periódico se dedica à publicação de artigos originais (avulsos e em dossiês), resenhas e entrevistas em português, inglês, espanhol e francês.

A Tempo não se responsabiliza pela revisão do manuscrito submetido em língua estrangeira. Os artigos avulsos podem abordar diferentes temas, baseados em pesquisa teórica, historiográfica e/ou fontes primárias. Os artigos em dossiês referem-se à análise de um tópico específico proposto por especialistas, organizadores dos dossiês.

Para enviar artigos ao periódico, todos os autores precisam ter titulação de doutor.

Os autores obrigatoriamente devem informar seu número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) quando da submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin.

Cada autor(a) poderá ter somente um artigo em processo de avaliação. Será ainda observado um intervalo de dois anos entre a publicação e o início de um novo processo de submissão de texto de um autor(a).

Todos os trabalhos aprovados quando da sua publicação final no periódico Tempo receberão seu Digital Object Identifier (DOI)

Contribuição dos autores

No caso de artigos com autoria múltipla, os autores devem especificar em mensagem aos editores quais foram as contribuições individuais de cada autor(a) na elaboração do texto, quando for possível. Caso seja necessário, o artigo publicado explicitará as diferentes contribuições dos autores conforme a taxonomia do CRediT – Contributor Roles Taxonomy.

Preparação do manuscrito

Para viabilizar a avaliação cega, os manuscritos não podem ter identificação autoral na página inicial, no texto e nas notas.
Todas as contribuições devem usar o editor de texto da Microsoft Word ou editores compatíveis (Times New Roman, tipo 12 e espaço 1,5). Os artigos que não estiverem estritamente conforme as regras serão rejeitados.

Os artigos devem ter:

  • entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços;
  • títulos, resumos (até 950 caracteres cada, com espaços) e três palavras-chave em português e inglês;
  • notas de rodapé e bibliografia;
  • citações bibliográficas no corpo do texto, notas de rodapé e bibliografia final conforme as normas da ABNT (como apresentadas nos exemplos abaixo).

Sobre as resenhas críticas:
As resenhas críticas devem colocar a obra analisada em diálogo com a historiografia pertinente ao tema, estimulando o debate acadêmico por meio de sua publicação. Devem trazer novas pontuações e conhecimentos e não se limitar ao simples resumo da obra. Devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou livros estrangeiros publicados nos últimos três anos. Autores de resenhas devem evitar situações que possam ser caracterizadas como conflito de interesses.

As resenhas devem ter:

  • entre 10.000 e 15.000 caracteres com espaços;
  • um título diferente do título do livro resenhado, em português e inglês;
  • pequenos resumos (até 300 caracteres cada, com espaços) e três palavras-chave em português e inglês;
  • ao menos 1 referência bibliográfica ao longo do texto e devidamente referenciada no final.

As entrevistas devem ter:

  • entre 15.000 e 30.000 caracteres, com espaços;
  • títulos em português e inglês; pequenos resumos (até 300 caracteres cada, com espaços) e três palavras-chave em português e inglês;
  • ao menos 1 referência bibliográfica ao longo do texto, devidamente mencionada no final.

Referências bibliográficas e citações

O periódico Tempo utiliza as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): Referências – Elaboração (NBR-6023/2018); Citações em documentos – Apresentação (NBR 10520/2002) e Resumo – Apresentação (NBR 6028/2003).

Livros
Corpo do texto e notas: (Monteiro, 2023, p. 175)
Referências: MONTEIRO, Rodrigo Bentes. O códice endiabrado: da sublevação nas Minas em 1720. Niterói: Eduff, 2023.

Capítulo de livros
corpo de texto e notas: (Santos, 2021, p. 83-108)
Referências: SANTOS, Georgina Silva dos. Bruxas e freiras nas malhas da Inquisição portuguesa. In: MEGIANI, Ana Paula Torres; MONTEIRO, Rodrigo Bentes (Orgs.). Traços: da obra de Laura de Mello e Souza. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2021, p. 83-108.

Artigos
corpo do texto e notas: (Quadrat, 2023, p. 224)
Referências: QUADRAT, Samantha Viz. Memórias da ditadura e da resistência no centro da cidade do Rio de Janeiro. Revista Transversos (Rio de Janeiro). n. 28, p. 223-233, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/transversos/article/view/78625
Acesso em: 31/08/2024.

Teses e dissertações
corpo do texto e notas: (Souza, 2015, p. 139)
Referência: SOUZA, Elizabeth Santos de. O mercado de crédito na corte joanina: experiências das relações sociais de empréstimos (c. 1808-1821). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2015.
Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1936.pdf
Acesso em: 30/08/2024.

Texto obtido na internet
SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: https://www… Acesso em: dia/mês/ano.

Trabalho apresentado em evento
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento, número (se houver), ano, Local do evento. Anais… Local: Editora (se houver), ano, p. xxx-yyy.

Documentos de arquivos e bibliotecas (manuscritos, datilografados, digitalizados etc.)

Notas de rodapé
Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), “Requerimento de João Cordeiro, pedindo provisão, por um ano, para servir nos ofícios de tabelião, escrivão da Câmara e Almotaçaria na Vila de Pitangui, Comarca do Sabará”, Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 01. Disponível em: https://www … Acesso em: dia/mês/ano.

Citações de trechos de manuscritos e impressos
Em atenção à historicidade dos textos, todas as citações de trechos de manuscritos ou edições impressas, antigas ou recentes, devem respeitar as respectivas ortografias originais, incluindo pontuação, acentuação, uso de maiúsculas e minúsculas, sem atualizar a linguagem ou escrever [sic]. Em caso de citação “apud”, respeitar-se-á a forma ortográfica da edição consultada.

Ativos digitais

Tabelas, quadros, figuras, ilustrações, mapas, diagramas e demais ativos digitais presentes nos documentos devem ser enviados no corpo do artigo submetido e em arquivos anexos em alta resolução (formato jpeg ou png), para posterior publicação no periódico.
A fim de facilitar a audição dos artigos e sua acessibilidade conforme os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA), as imagens nos artigos devem ser descritas de modo sintético e claro em legendas abaixo, tanto quanto possível.

Declaração de financiamento

Quando os artigos são aprovados e identificados, os autores podem informar em nota inicial do texto as fontes de apoio para o trabalho, como instituições acadêmicas, agências de fomento, tipo de bolsa ou auxílio e números de processos.