Tempo UFF

Política editorial

Preprints

A Tempo aceita manuscritos previamente depositados em um servidor reconhecido de preprint. Por ser uma autoria reconhecida, a avaliação não seguirá o anonimato da autoria.

A informação de que o manuscrito foi anteriormente publicado sob esse formato deverá constar na primeira nota do texto na versão final para a publicação, incluindo o DOI do preprint.
 

Processo de avaliação por pares

Todos os manuscritos se submetem ao mesmo processo de publicação. Na primeira etapa, realizada em nosso sistema de submissão on-line, o editor analisará a adequação do artigo à missão da Tempo, a obediência às normas e o potencial de inovação do trabalho. Os editores podem recusar o trabalho nesta primeira fase. Na segunda fase, os trabalhos são submetidos ao sistema peer review conforme quadro abaixo.
 
 
SISTEMA PEER REVIEW tempo uff
 
 
Em cada artigo publicado os avaliadores são identificados, com o seu consentimento. As resenhas e entrevistas são também submetidas ao sistema on-line, mas são analisadas pelos editores e conselho editorial.
 
Tempo procura ter periodicidade quadrimestral, com os números sendo completados normalmente em abril, agosto e dezembro. Assim que os textos de uma seção ficam prontos no processo editorial, eles seguem para publicação on-line, em sistema de fluxo contínuo. Os números normalmente apresentam, nesta ordem, as seguintes seções:
 
1 – Artigo (com artigos livres);
2 – Dossiê (com um artigo de apresentação do(s) organizador(es) e 3 a 5 artigos componentes – excepcionalmente, aceitam-se 6 artigos);
3 – Resenha (uma ou duas);
4 – Entrevista;
6 – Errata
 

Dados abertos

Os autores de artigos e resenhas na Tempo devem explicitar os dados na internet de consulta a cópias digitais de manuscritos e impressos antigos, teses e dissertações em repositórios institucionais e também de artigos on-line. Para tal, devem escrever o link de acesso e a data de consulta, a fim de esclarecer sua relação com a fonte e facilitar a consulta do leitor. Como informado na seção Conformidade com a Ciência Aberta, o autor se compromete a fornecer, caso solicitado, os dados analisados no artigo. Nesse caso, os repositórios em que se encontram os dados e informações devem ser citados no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa.
 

Cobrança de taxas

Tempo é um periódico de acesso aberto. Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.
 
 

Política de ética e más condutas, errata e retratação

A Tempo se compromete a seguir boas práticas editoriais, respeitando as diretrizes de ética científica que ditam a pesquisa histórica. Comportamentos antiéticos, incluindo plágio e falsificação de dados, não são tolerados.
 
No momento da submissão, o autor deve assegurar que todas as diretrizes éticas foram seguidas, informar as fontes de financiamento e, quando aplicável, declarar a aprovação de comitês de ética. A observância das boas práticas éticas é de responsabilidade exclusiva do autor.
 
Os artigos serão avaliados sem discriminação de gênero, raça, orientação sexual, religião, nacionalidade ou posicionamentos políticos desde que respeitados os documentos nacionais e internacionais sobre direitos humanos.
 
Quanto à autoria, todos que contribuíram para a concepção, desenvolvimento e análise dos dados devem ser identificados como coautores, devendo todos serem doutores no momento da submissão e responsáveis pelo conteúdo do artigo.
 
Se forem identificados erros após a publicação, o autor se compromete a informar o mais rápido possível aos editores da Tempo para a emissão de erratas em um dos próximos números do periódico.
 
Em casos de más condutas, como plágio, autoplágio ou republicação de manuscritos, detectadas após a publicação, o autor estará sujeito a sanções editoriais, incluindo a retratação do artigo. Além disso, caso queira, o autor plagiado poderá enviar uma resposta em formato de artigo a ser publicada em um dos números subsequentes.
 
Tempo segue os princípios éticos estabelecidos no Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica da SciELO, as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA). Para pesquisas realizadas em ambientes virtuais, adotamos como referência o documento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e, para pesquisadores internacionais, recomenda-se a consulta a documentos equivalentes em seus países ou contato direto com a editoria da revista.
 
 

Política sobre conflito de interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
 
 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Tempo faz uso dos seguintes softwares de verificação de similaridade: CopySpider; Plagiarism Checker.
 
Os artigos são verificados pelos editores logo após a submissão. Em situações de pequena similaridade com trechos de outra produção dos próprios autores (incluindo teses e dissertações de sua autoria) ou de outrem, os autores são contatados para reformularem a submissão. Em casos de grande similaridade, a submissão é rejeitada.
 
O periódico publica artigos científicos após avaliação de dois pareceristas acadêmicos e especialistas no tema. Entre os critérios utilizados para aprovação ou recusa do texto está o ineditismo do trabalho. Muitos programas de pós-graduação disponibilizam ao público as teses de doutorado e dissertações de mestrado para consulta on-line. Artigos com temas relativos ao tema de estudo da(o) autor(a) em seu mestrado ou doutoramento serão aceitos apenas caso apresentem acréscimo significativo, ao tratarem de fontes inéditas não exploradas na tese ou dissertação, ou contemplarem um diálogo com bibliografia recente, comprovando alteração ou evolução das conclusões apontadas anteriormente. Nesses casos a informação precisa constar em mensagem aos editores, junto ao artigo enviado para avaliação.
 
 

Adoção de softwares com uso de recursos de inteligência artificial

Autores que utilizam inteligência artificial generativa (IA generativa) devem descrever o seu uso na submissão do artigo, justificar e detalhar como e onde foi aplicada no próprio manuscrito. Caso o artigo seja aprovado, os autores devem detalhar o uso de IA generativa também na versão final, incluindo especificações como nome, versão da ferramenta e data da consulta. A informação constará em nota inicial do artigo, junto a agradecimentos ou descrição de projetos de pesquisa.
 
 

Questões de sexo e gênero

A equipe editorial da Tempo, além dos autores que publicam na revista, devem observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, Tempo observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
 
 

Comitê de ética

Os autores devem anexar nas submissões de artigos uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, em caso de temas controversos.
 
 

Direitos autorais

Autores de artigos publicados pela Tempo mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado, com os autores concedendo à Tempo o direito de primeira publicação.
 
 

Propriedade intelectual e termos de uso

Responsabilidade do site:
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pela Tempo estão licenciados sob a Creative Commons Attribution, com a licença CC-BY como atribuição principal de Open Access.
 
Responsabilidade do(a) autor(a):
Todos os dados, opiniões e conceitos presentes nos manuscritos publicados são de responsabilidade dos autores, assim como a precisão e exatidão das referências bibliográficas. Tempo encoraja os autores a arquivarem seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.