DETALHES DA TURMA
Metodologia I: Antiga e Medieval
Nome da Disciplina: Metodologia I: Antiga e Medieval
Carga Horária: 90
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Ementa
A disciplina tem como objetivo principal discutir sobre o fazer historiográfico, nas suas características gerais, e naquilo que há de específico nas pesquisas voltadas para a História Antiga e Medieval. Nesse sentido, serão propostas leituras e debates acerca das posturas teóricas, conceitos e métodos mais comumente adotados pela prática historiográfica contemporânea. Num segundo momento, nos deteremos na análise dos projetos dos estudantes, municiados de referências relativas às pesquisas em curso. O enfoque central da disciplina será o debate acerca do uso de conceitos na pesquisa histórica.
BIBLIOGRAFIA
BARROS, José D'Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CARDOSO, Ciro F. S. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: EDUSC, 2005.
______. Narrativa, sentido, história. São Paulo: Papirus, 1997.
CARDOSO, Ciro F. S.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
HOLSINGER, Bruce. The premodern condition: medievalismo and the making of theory. Chicago: University Prerss, 2005.
JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2004.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
ROSENTHAL, Joel. (ed.) Understanding Medieval Primary Sources. New York: Routledge, 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução à uma ciência pós moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
WHITE, Hayden. Meta-História. São Paulo: EDUSP, 2008.
WOOD, Ellen & FOSTER, John. Em defesa da História: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
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Nome da Disciplina: Metodologia I: Antiga e Medieval
Carga Horária: 90
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Ementa
A disciplina tem como objetivo principal discutir sobre o fazer historiográfico, nas suas características gerais, e naquilo que há de específico nas pesquisas voltadas para a História Antiga e Medieval. Nesse sentido, serão propostas leituras e debates acerca das posturas teóricas, conceitos e métodos mais comumente adotados pela prática historiográfica contemporânea. Num segundo momento, nos deteremos na análise dos projetos dos estudantes, municiados de referências relativas às pesquisas em curso. O enfoque central da disciplina será o debate acerca do uso de conceitos na pesquisa histórica.
BIBLIOGRAFIA
BARROS, José D'Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CARDOSO, Ciro F. S. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: EDUSC, 2005.
______. Narrativa, sentido, história. São Paulo: Papirus, 1997.
CARDOSO, Ciro F. S.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
HOLSINGER, Bruce. The premodern condition: medievalismo and the making of theory. Chicago: University Prerss, 2005.
JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2004.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
ROSENTHAL, Joel. (ed.) Understanding Medieval Primary Sources. New York: Routledge, 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução à uma ciência pós moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
WHITE, Hayden. Meta-História. São Paulo: EDUSP, 2008.
WOOD, Ellen & FOSTER, John. Em defesa da História: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.