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SETORES TEMÁTICOS

Apresentação

O setor temático de história antiga foi criado em 1988 e tem como objeto de suas investigações o estudo das sociedades pré-históricas europeias (do Neolítico à Idade do Ferro) e das sociedades mediterrâneas antigas. O setor investiga os usos e expressões da cultura material, os significados das representações pictóricas, as recepções e usos do passado, patrimônio digital e discussões teórico metodológicas aplicadas a essas sociedades.

Esses estudos são desenvolvidos a partir das linhas de pesquisa do Programa, com base nas seguintes temáticas:

Economia e Sociedade: atividades econômicas nos espaços rural e urbano; estratificação e movimentos sociais; economia política; desigualdades socioeconômicas; economia e urbanismo; redes e formas de sociabilidade; povoamentos e colonizações.

Poder e Sociedade: formas de exercício do político na Antiguidade; poder e religião; instituições e modos de organização político-sociais; práticas de oposição e contestação.

Cultura e Sociedade: representações sociais e imaginário; politeísmos e monoteísmos na Antiguidade; escrita e oralidade; artesanato; representações imagéticas; literatura; espaço, cidade e paisagem; recepção e usos do passado; contatos e trocas; etnicidades antigas; relações e construções de gênero; práticas funerárias e representações da morte.

Laboratório



NEREIDA ↠ Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Adriene Baron Tacla, Alexandre Carneiro Cerqueira Lima e Alexandre Santos de Moraes

Apresentação

O setor de História Medieval do PPGH-UFF, criado em 1988, se organiza em três eixos cronológicos referidos ao Ocidente Medieval: Alta Idade Média (séculos V/X); Idade Média Central (séculos XI/XIII); Baixa Idade Média (séculos XIV/XV). Entende-se por Ocidente medieval, a Bretanha, a Germânia, a Península Ibérica, a Península Itálica e a Gália. Os eixos cronológicos desenvolvem as seguintes temáticas, referidas às linhas de pesquisa do Programa:

Os estudos desenvolvidos nesses eixos cronológicos são organizados a partir das linhas de pesquisa do Programa, com base nas seguintes temáticas:

Alta Idade Média (séculos V/X):

Economia e Sociedade: estruturas econômico-sociais na Alta Idade Média (séculos V/X); estrutura social, economia agrária dominial, artesanato, comércio e transformações do mundo mediterrâneo cristão e muçulmano

Poder e Sociedade: estruturas de poder e política na Alta Idade Média, formação dos reinos romano-germânicos, constituição e fragmentação do Império Carolíngio e da Hispania visigótica;

Cultura e Sociedade: a transição da Antigüidade à Idade Média, questões teóricas e debate historiográfico; a construção de Al-Andalus; estruturação da Igreja e hierarquia eclesiástica; religiosidades e cultura na Alta Idade Média, conversão cristã, cristianismo e paganismo.

Idade Média Central (séculos XI/XIII):

Economia e Sociedade: estruturas econômico-sociais na Idade Média Central (séculos XI/XIII), senhorio e feudalidade, economia agrária, economia urbana, estruturas sociais no campo e na cidade e as grandes transformações no Mediterrâneo cristão e muçulmano;

Poder e Sociedade: estruturas de poder e política na Idade Média Central, o Sacro Império Romano-Germânico e o Papado, a questão das investiduras, o projeto político de Cluny;

Cultura e Sociedade: o Feudalismo, questões teóricas e debate historiográfico; religiosidades e cultura na Idade Média Central, a renovação monástica e a reforma religiosa do século XII, heresias, trifuncionalidade social e escolástica.

Baixa Idade Média (séculos XIV/XV):

Economia e Sociedade: estruturas econômico-sociais na Baixa Idade Média, as transformações do mundo rural e urbano; os grandes eixos do comércio marítimo cristão e muçulmano;

Poder e Sociedade: estruturas de poder e política na Baixa Idade Média, a constituição das monarquias, os destinos do Império e do Papado, o movimento comunal e as repúblicas urbanas;

Cultura e Sociedade: a crise dos séculos XIV e XV, questões teóricas e debate historiográfico; religiosidades e cultura na Baixa Idade Média, o franciscanismo e o movimento mendicante, as heresias, o imaginário político, o misticismo e o humanismo no final da Idade Média.


Laboratórios


LEGES: Que conta com a participação das seguintes docentes do Setor: Carolina Coelho Fortes, Karla Guilherme Carloni, Karoline Carula e Lívia Gonçalves Magalhães

Scriptorium ↠ Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos: Que conta com os professores do PPGH: Edmar Checon de Freitas e Vânia Leite Fróes

Translatio Studii ↠ Núcleo dimensões do medievo: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Carolina Coelho Fortes, Mário Jorge da Motta Bastos e Renata Rodrigues Vereza

O setor de História Moderna desmembrou-se da História Contemporânea e passou a constituir um setor autônomo nas seleções para ingresso aos cursos de mestrado e doutorado do PPGH-UFF em 2003. Acolhe pesquisas temporalmente situadas entre o século XV até princípios do século XIX, no período também convencionalmente chamado de primeira modernidade, a partir de um conjunto de problemas historiográficos específicos.
O grupo é composto por pesquisadores que compreendem a Época Moderna para além das fronteiras europeias, considerando sua pluralidade étnica e a diversidade de organizações políticas, sociais e culturais nos vários continentes. Congrega assim reconhecidos especialistas em Brasil, América, África, Europa e/ou dinâmicas mais globais.
As investigações de docentes e discentes ocorridas no âmbito da casa com frequência inovam e consolidam temas situados no período, contribuindo para formar quadros universitários que atuam em várias regiões do país. O setor possui reconhecimento nacional e internacional, exercendo liderança em diversos campos de pesquisa.

Nesse âmbito, destacam-se os confrontos culturais surgidos das experiências coloniais características dos impérios ultramarinos; relações comerciais; formas de exploração do trabalho; o conhecimento do mundo natural; o racionalismo e o pensamento científico; os tipos de organização política que estruturam as sociedades; a intolerância racial e religiosa; os direito(s), justiça(s) e suas interfaces institucionais; as ideias político-teológicas; os movimentos e organizações religiosas e o pensamento filosófico.
Os pesquisadores buscam abordar a Época Moderna por meio de investigações que priorizam a história política e/ou das religiosidades, a história de instituições, a história intelectual, o estudo da cultura material, a história do livro, a análise de formas de propriedade e conflitos sociais, o estudo das trocas mercantis, a história do trabalho, a história das relações de gênero, pesquisas sobre grupos étnicos, culturais e sociais. Nas investigações, promove-se a análise criteriosa de diversos tipos de fontes produzidas no período, bem como os debates historiográficos pertinentes. Os estudos são empreendidos em várias escalas de abordagem, da história global à micro-história.

Laboratórios

Companhia das Índias ↠ Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Elisa Frühauf Garcia, Georgina Silva Dos Santos, Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, Luiz Carlos Soares, Marcelo da Rocha Wanderley, Maria Fernanda Baptista Bicalho, Renato Júnio Franco e Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Impressões Rebeldes: Que conta com a participação do seguinte docente do Setor: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

O setor contempla a problemática da passagem à modernidade desde meados do século XVIII às primeiras décadas do século XX, com ênfase em questões sobre  escravidão e pós-abolição, luta pela terra, comércio e negócios, nação, cidadania, direitos, cultura e identidades.  As questões são abordadas a partir das seguintes temáticas:

Cultura e Sociedade: história social da cultura, literatura, teatro e música, intelectuais e cultura popular, pensamento social, história da leitura, cultura e cidades, religiosidades e festas; culturas políticas e identidades, escravidão, abolição, imigração, etnicidades e relações inter-étnicas, raça e racismo, sociedades não ocidentais e diversidade cultural; famílias, gêneros e sexualidades, história das famílias e história cultural, relações de gênero e sexualidade; historiografia, teoria e metodologia.

Economia e Sociedade: movimentos sociais rurais e urbanos, as cidades e o protesto popular, rebeliões escravas, campesinato e movimentos sociais, messianismo e banditismo social, a luta pela terra e a questão agrária; comércio e indústria, tráfico negreiro e comércio atlântico, história das empresas, negócios, negociantes e riqueza, trabalho livre, imigração e escravidão;  história agrária e história social, estruturas fundiárias e sistemas de uso da terra, estratificações sociais no mundo rural, campesinato, trabalho escravo e trabalho livre, demografia e história social;  historiografia, teoria e metodologia.

Poder e Sociedade:  Estado e nação, revoluções atlânticas, a formação dos Estados nacionais, escravidão e abolicionismo, cidadania e direitos;  culturas políticas, da ilustração aos liberalismos, conservadorismos e autoritarismos, nacionalismos e identidades nacionais, colonialismos; história intelectual, ideologias e pensamento político, intelectuais – obras, trajetórias, sociabilidades – pensamento social e político; instituições políticas e poderes públicos, representação política, justiça e direito, controle social e disciplina;  historiografia, teoria e metodologia.

Laboratórios

CEO ↠ Centro de Estudos do Oitocentos: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Carlos Gabriel Guimarães, Giselle Martins Venancio, Gladys Sabina Ribeiro, Humberto Fernandes Machado, Jonis Freire, Karoline Carula e Paulo Cruz Terra

COMMUN: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Leonardo Marques e Tâmis Peixoto Parron

Companhia das Índias ↠ Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Elisa Frühauf Garcia, Georgina Silva Dos Santos, Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, Luiz Carlos Soares, Marcelo da Rocha Wanderley, Maria Fernanda Baptista Bicalho, Renato Júnio Franco e Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

ESCRITAS ↠ Escritas da História/Historiografias do Sul: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Giselle Martins Venancio, Maria Verónica Secreto Ferreras e Ronald José Raminelli

HEQUS: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Carlos Gabriel Guimarães, Jonis Freire e Luiz Fernando Saraiva

Labhoi ↠ Laboratório de história oral e imagens: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro, Juniele Rabêlo de Almeida, Paulo Knauss de Mendonça, Samantha Viz Quadrat e Thaddeus Gregory Blanchette

Laboratório Cidade e Poder: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Gizlene Neder

LEGES: Que conta com a participação das seguintes docentes do Setor: Carolina Coelho Fortes, Karla Guilherme Carloni, Karoline Carula e Lívia Gonçalves Magalhães

NEAF ↠ Núcleo de Estudos Africanos: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Alexsander Lemos de Almeida Gebara, Marcelo Bittencourt Ivair Pinto e Marina Annie Martine Berthet Ribeiro

NEMIC: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Ismênia de Lima Martins

NEPHES ↠ Núcleo de Estudo e Pesquisa em História Econômica e Social: Que conta com a participação dos seguintes docentes: Luiz Fernando Saraiva e Carlos Gabriel Guimarães

NUPEHC ↠ Núcelo de Estudo em História Cultural: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Angela Maria de Castro Gomes, Larissa Moreira Viana, Maria Regina Celestino de Almeida, Martha Campos Abreu e Rachel Soihet

PROPRIETAS: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Márcia Maria Menendes Motta

O setor reflete a renovação dos temas e tendências da historiografia contemporânea do último quartel do século XIX ao Tempo Presente, a partir das seguintes linhas temáticas:

1. Cultura e Sociedade: conflitos culturais; memória; patrimônio e manifestações culturais; interculturalidades; religiosidades; identidades étnicas e de gêneros; imigração, raça e racismo; família, gênero e sexualidade; história intelectual; pensamento social e político; literatura e história; instituições e organizações culturais; teoria da história, historiografia e ideias de história.

2. Economia e Sociedade: economia e circuitos de trocas; mercado(s); consumo: aspectos sociais e culturais; vida cotidiana e trabalho; trabalho e legislação social; migrações; os trabalhadores e suas organizações; o trabalho e o desemprego; modernidade e modernidades alternativas; imperialismo e modernidade; globalização, mundialização e história transnacional; mundo colonial e descolonização; história do pensamento social e econômico.

3. Política e Sociedade: Estado, relações de poder e cotidiano; Nação, nacionalismo e identidades nacionais; liberalismo, conservadorismo, autoritarismo, processos revolucionários e experiências socialistas; mudança social e reforma política; instituições políticas, representação e participação; movimentos sociais, partidos, sistemas eleitorais, políticas públicas, democracia, cidadania e direitos; relações internacionais; Culturas políticas; Memória; direitos humanos.

Laboratórios

BRASIL REPUBLICANO: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Jorge Luiz Ferreira, Karla Guilherme Carloni, Laura Antunes Maciel, Lívia Gonçalves Magalhães e Renato Soares Coutinho

ESCRITAS ↠ Escritas da História/Historiografias do Sul: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Giselle Martins Venancio, Maria Verónica Secreto Ferreras e Ronald José Raminelli

Labhoi ↠ Laboratório de história oral e imagens: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro, Juniele Rabêlo de Almeida, Paulo Knauss de Mendonça, Samantha Viz Quadrat e Thaddeus Gregory Blanchette

LEGES: Que conta com a participação das seguintes docentes do Setor: Carolina Coelho Fortes, Karla Guilherme Carloni, Karoline Carula e Lívia Gonçalves Magalhães

NEAF ↠ Núcleo de Estudos Africanos: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Alexsander Lemos de Almeida Gebara, Marcelo Bittencourt Ivair Pinto e Marina Annie Martine Berthet Ribeiro

NEC ↠ Núcleo de Estudos Contemporâneos: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Daniel Aarão Reis Filho, Denise Rollemberg Cruz, Elisa de Campos Borges, Janaína Martins Cordeiro, Karla Guilherme Carloni, Lívia Gonçalves Magalhães, Marcelo Bittencourt Ivair Pinto, Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone, Marina Annie Martine Berthet Ribeiro, Mario Grynszpan, Norberto Osvaldo Ferreras e Renata Torres Schittino


NEMIC: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Ismênia de Lima Martins

NUPEHC ↠ Núcelo de Estudo em História Cultural: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Angela Maria de Castro Gomes, Larissa Moreira Viana, Maria Regina Celestino de Almeida, Martha Campos Abreu e Rachel Soihet

Observatório do Tempo Presente: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Angelica Müller e Francine Iegelski

Oficina de História Global: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Norberto Osvaldo Ferreras 

O setor é organizado tendo em conta uma perspectiva totalizante da História, a partir de um olhar crítico, que dá relevo às dimensões científica e social do conhecimento histórico. O recorte enfatiza a contemporaneidade, seu processo de formação, conflitos sociais e lutas de classes. As linhas temáticas a seguir apresentadas são orientadas por preocupações teóricas e metodológicas concernentes a: temas e tendências da historiografia contemporânea; história e projeto social; os marxismos dos séculos XX/XXI e as teorias da história; história e ciência; impactos dos irracionalismos sobre os historiadores.

1. Cultura e sociedade: Cultura e relações de classe; literatura, música, teatro, cinema, artes visuais e dinâmica social; intelectuais, classes e política; instituições educacionais, culturais e poder; cultura e classes subalternas; cultura, hegemonia e resistência contra-hegemônica; imprensa, editoras, novas mídias e indústria cultural; Estado e políticas culturais; esporte e sociedade; linguagem e ideologia, modernidade e modernismo.

2. Economia e sociedade: Escravidão, resistência e luta de classes no escravismo, em perspectiva transatlântica; transição do escravismo ao capitalismo; economias camponesas, economias morais e economias não capitalistas; conflitos e transformações da propriedade; expansão capitalista mundial, estrutura, dinâmica e crises; economias agro-exportadoras: diversidade regional, agentes e conflitos; políticas econômicas e interesses de classe e conflitos intraclasse dominante; movimentos sociais rurais e urbanos; industrialização, empresas, empresariado e organizações empresariais; história global do trabalho e formação da classe trabalhadora; associativismo e sindicalismo rural e urbano; greves; processo de urbanização, contradições urbanas, favelas e periferias; capital financeiro; imperialismo, neoliberalismo e mundialização; educação e trabalho; história social dos portos, migrações e processos de transportes; novas relações de trabalho e precarização dos trabalhadores; capitalismo e crise ambiental.

3. Poder e sociedade: Estado, formas de dominação e regimes políticos; crise do Estado Imperial e estruturação da república no Brasil; partidos políticos e interesses sociais; Estado e capitalismo; constituição dos blocos no poder; articulações na sociedade civil e políticas públicas; populismos em debate; Estado e políticas de regulamentação/desregulamentação e controle do trabalho; projetos, processos revolucionários e experiências socialistas; democracia, ditadura e fascismo; autocracia burguesa no Brasil; ditaduras na América Latina; educação e poder; mídias e poder; saber, ciência e poder; coerção e instituições repressivas e policiais; criminalização da pobreza e dos movimentos sociais; desigualdades e opressões: conflitos de gênero, raça, classe, sexualidades e religiosidades; as relações de poder político e econômico no sistema internacional; direito e poder; colonialismos.

Laboratórios

NEC ↠ Núcleo de Estudos Contemporâneos: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Daniel Aarão Reis Filho, Denise Rollemberg Cruz, Elisa de Campos Borges, Janaína Martins Cordeiro, Karla Guilherme Carloni, Lívia Gonçalves Magalhães, Marcelo Bittencourt Ivair Pinto, Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone, Marina Annie Martine Berthet Ribeiro, Mario Grynszpan, Norberto Osvaldo Ferreras e Renata Torres Schittino

NEPHES ↠ Núcleo de Estudo e Pesquisa em História Econômica e Social: Que conta com a participação dos seguintes docentes: Luiz Fernando Saraiva e Carlos Gabriel Guimarães

NIEP-MARX: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Marcelo Badaró Mattos, Paulo Cruz Terra, Sonia Regina de Mendonça e Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes

Observatório da História da Classe Trabalhadora: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Marcelo Badaró Mattos e Paulo Cruz Terra

PÓLIS: Que conta com a participação dos seguintes docentes do Setor: Bernardo Kocher, Cezar Teixeira Honorato, Manoela da Silva Pedroza e Tatiana Silva Poggi de Figueiredo