DETALHES DA TURMA
Metodologia III: Poder e Sociedade
Nome da Disciplina: Metodologia III: Poder e Sociedade
Carga Horária: 90
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Programa
A disciplina tem como objetivo apresentar e debater referenciais teórico-
metodológicos úteis em pesquisas históricas, no marco temporal de História
Contemporânea e no eixo temático Poder e Sociedade que, não raramente, se cruzam com
o de Cultura e Sociedade.
Na 1a aula, os pós-graduandos apresentarão seus interesses teórico-metodológicos
que poderão ser incluídos na versão final deste programa.
BIBLIOGRAFIA
Texto introdutório:
MARTINS, Estévão de Rezende. O Renascimento da História como Ciência. In _______
(org.). A História pensada. Teoria e método na historiografia europeia do século XIX.
São Paulo, Contexto, 2010.
1. História e Política
Textos:
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo, Perspectiva, 2005.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. São Paulo, Martins Fontes, 2015.
D’ALMEIDA, Fabrice. Propagande, histoire d’un mot disgracié. Mots. Les langages du
politique, 69 | 2002.
MOYAR, Mark. “The Current State of Military History.” The Historical Journal, vol.
50, no. 1, 2007, p. 225–40.
2. História e Cotidiano
Textos:
CORDEIRO, Janaína; MAGALHÃES, Lívia. Por uma História do Cotidiano dos
Regimes Autoritários do Século XX. In: Revista Estudos Ibero-americanos. Porto Alegre,
v. 43, n. 2, maio-ago 201, 242-249.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes do fazer. Petrópolis: Vozes,
1998.
CASTELLS, Luis. La Historia de la vida cotidiana. In: AyerAyer - Revista de História
Contemporânea, no19. Madrid, 1995.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
BRATSIS, Peter. Everyday Life as Object and as Method; or Can Henri Lefebvre save
us from Political Science? Comunicação na conferência Everyday Life in World Politics
and Economics. Londres, London School of Economics, 11 mai 2007. 1-8.LÜDTKE, Alf
(org.). The History of Everyday Life. Princeton: Priceton Univ. Press,1995.
2
LVOVICH, Daniel. Vida cotidiana y dictadura militar en la Argentina:un balance
historiográfico. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 264-274, maio-
ago. 2017.
BACH, Jonathan. “Collecting Communism: Private Museums of Everyday Life under
Socialism in Former East Germany.” German Politics & Society, vol. 33, no. 1/2 (114),
2015, p. 135–45.
3. História e Memória
Textos:
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In História e Memória. São Paulo, Ed.
Unesp, 2002.
_____________. Memória. In: História e Memória. São Paulo, Ed. Unesp, 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História.
São Paulo, no 10, p. 7-28, dez. 1993.
ROUSSO, Henry. La hantise du passé. Paris: Les Éditions Textuel, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Les abus de la Mémoire. Paris: Arléa, 2004.
ZALEWSKI Frédéric, "The “politics of History” in Poland: Memories at the service of
the national identity", Revue d’études comparatives Est-Ouest, 2020/1 (No 1), p. 7-26.
4. História, Museu histórico e memorial
Textos:
CRANE, Susan A. Memory, distortion, and History in the Museum. History and Theory, vol.
36, no. 4, 1997, p. 44–63.
HARWIT, Martin. An exhibit denied. Lobbying the History of Enola Gay. New York,
NY, Copernicus, 1996.
GERVEREAU, Laurent. Le musée, source ou moteur de recherche ?. In: Vingtième
Siècle, revue d'histoire, n°72, octobre-décembre 2001. Image et histoire. pp. 125-132.
D'ALMEIDA, Fabrice. Musée d’histoire, histoire dans les musées. Vingtième Siècle.
Revue d’histoire, n. 37, jan-mar de 1993.
BECKER, Annette. Des musées d'histoire: pour qui, pour quoi? In: Vingtième Siècle,
n°54, 1997.
ROLLEMBERG, Denise. O desafio dos museus históricos celebratórios. Dossiê Crises da
memória na Europa contemporânea: 1918, 1945, 1989 e além. Tempo. Revista do
Departamento de História da UFF, 28 (3). Niterói, set.-dez. 2022.
WINTER, J. Museums and the Representation of War. In: MUCHITSCH (ed.). Does
War Belong in Museums? Wolfgang Muchitsch, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. 2a ed.
Rio de Janeiro, Aeroplano, 2004.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas e transformações da memória
cultural. Campinas, Ed. Unicamp, 2011.
BECKER, Annette. Des musées d'histoire: pour qui, pour quoi ?. In: Vingtième Siècle,
revue d'histoire, n°54, avril-juin 1997.
BEZERRA DE MENESES, Ulpiano. A problemática da identidade cultural nos museus:
de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista. São Paulo:
Universidade de São Paulo. Nova Série, n.1, 1993, p. 207-222.
3
_____________. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição
museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo:
Universidade de São Paulo, Nova série, v. 2, p. 9-42, 1994.
GERVEREAU, Laurent. Le musée, source ou moteur de recherche? Vingtième Siècle.
Revue d’histoire. Paris, Presses de Sciences Po, n. 72, 2001/4.
5. História, testemunho e trauma
Textos:
SELIGMANN-SILVA, M (org.). História, memória, literatura. O testemunho na Era das
catástrofes. Campinas, Ed.Unicamp, 2006
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma. A questão dos testemunhos de
catástrofes históricas. Psicologia Clínica. Departamento de Psicologia da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, vol. 20, n. 1, pp.65-82, 2008.
FASSIN, Didier. De l'invention du traumatisme à la reconnaissance des victimes Genèse
et transformations d'une condition morale. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, 123(3),
2014, p. 161-171.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo. Ed. 34, 2006.
LABORIE, Pierre. “Historiens sous e surveillance.” Esprit. Paris, n. 198, jan, 1994.
6. História e Imagem
Textos:
MICHAUD, Eric. La construction de l'image comme matrice de l'histoire. In: Vingtième
Siècle, revue d'histoire, n°72, octobre-décembre 2001. Image et histoire. pp. 41-52.
GERVEREAU, Laurent. Ver, compreender, analisar as imagens. Edições 70, 2007.
7. História e Literatura
Textos:
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo,
Companhia das Letras, 1996.
________________. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
GAY, Peter. Represálias selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens,
Gustave Flaubert e Thomas Mann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras,
2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & literatura: uma velha-nova história. In: Nuevo
Mundo Mundos Nuevos [Online], Debate postado em 28 de janeiro de 2006, consultado
em 12 de julho de 2018. Disponível em:
http://journals.openedition.org/nuevomundo/1560; DOI: 10.4000/nuevomundo.1560.
WISNIK, José Miguel. Texto a escolher.
4
8. História e História Oral
Texto:
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo, Letra e Voz, 2010.
9. História e Biografia.
Texto:
SCHMIDT, Benito Bisso. História e biografia. In VAINFAS, Ronaldo e CARDOSO,
Ciro (org.). Nos domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012.
10. História e Escrita de si
Textos
GOMES, Angela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro, Ed.
FGV, 2004.
ROLLEMBERG, Denise. Em algumas horas, vou morrer... As cartas de despedida dos
resistentes e reféns fuzilados. In: _____ . Resistência. Memória da ocupação nazista na
França e na Itália. São Paulo, Alameda, 2016.
KRIVOPISSKO, Guy (org.). La vie à en mourir. Lettres de fusillés (1941-1944). 2a ed. Paris,
Talladier, 2006 [1a ed em 2003].
VOLTAR

Nome da Disciplina: Metodologia III: Poder e Sociedade
Carga Horária: 90
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Programa
A disciplina tem como objetivo apresentar e debater referenciais teórico-
metodológicos úteis em pesquisas históricas, no marco temporal de História
Contemporânea e no eixo temático Poder e Sociedade que, não raramente, se cruzam com
o de Cultura e Sociedade.
Na 1a aula, os pós-graduandos apresentarão seus interesses teórico-metodológicos
que poderão ser incluídos na versão final deste programa.
BIBLIOGRAFIA
Texto introdutório:
MARTINS, Estévão de Rezende. O Renascimento da História como Ciência. In _______
(org.). A História pensada. Teoria e método na historiografia europeia do século XIX.
São Paulo, Contexto, 2010.
1. História e Política
Textos:
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo, Perspectiva, 2005.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. São Paulo, Martins Fontes, 2015.
D’ALMEIDA, Fabrice. Propagande, histoire d’un mot disgracié. Mots. Les langages du
politique, 69 | 2002.
MOYAR, Mark. “The Current State of Military History.” The Historical Journal, vol.
50, no. 1, 2007, p. 225–40.
2. História e Cotidiano
Textos:
CORDEIRO, Janaína; MAGALHÃES, Lívia. Por uma História do Cotidiano dos
Regimes Autoritários do Século XX. In: Revista Estudos Ibero-americanos. Porto Alegre,
v. 43, n. 2, maio-ago 201, 242-249.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes do fazer. Petrópolis: Vozes,
1998.
CASTELLS, Luis. La Historia de la vida cotidiana. In: AyerAyer - Revista de História
Contemporânea, no19. Madrid, 1995.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
BRATSIS, Peter. Everyday Life as Object and as Method; or Can Henri Lefebvre save
us from Political Science? Comunicação na conferência Everyday Life in World Politics
and Economics. Londres, London School of Economics, 11 mai 2007. 1-8.LÜDTKE, Alf
(org.). The History of Everyday Life. Princeton: Priceton Univ. Press,1995.
2
LVOVICH, Daniel. Vida cotidiana y dictadura militar en la Argentina:un balance
historiográfico. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 264-274, maio-
ago. 2017.
BACH, Jonathan. “Collecting Communism: Private Museums of Everyday Life under
Socialism in Former East Germany.” German Politics & Society, vol. 33, no. 1/2 (114),
2015, p. 135–45.
3. História e Memória
Textos:
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In História e Memória. São Paulo, Ed.
Unesp, 2002.
_____________. Memória. In: História e Memória. São Paulo, Ed. Unesp, 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História.
São Paulo, no 10, p. 7-28, dez. 1993.
ROUSSO, Henry. La hantise du passé. Paris: Les Éditions Textuel, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Les abus de la Mémoire. Paris: Arléa, 2004.
ZALEWSKI Frédéric, "The “politics of History” in Poland: Memories at the service of
the national identity", Revue d’études comparatives Est-Ouest, 2020/1 (No 1), p. 7-26.
4. História, Museu histórico e memorial
Textos:
CRANE, Susan A. Memory, distortion, and History in the Museum. History and Theory, vol.
36, no. 4, 1997, p. 44–63.
HARWIT, Martin. An exhibit denied. Lobbying the History of Enola Gay. New York,
NY, Copernicus, 1996.
GERVEREAU, Laurent. Le musée, source ou moteur de recherche ?. In: Vingtième
Siècle, revue d'histoire, n°72, octobre-décembre 2001. Image et histoire. pp. 125-132.
D'ALMEIDA, Fabrice. Musée d’histoire, histoire dans les musées. Vingtième Siècle.
Revue d’histoire, n. 37, jan-mar de 1993.
BECKER, Annette. Des musées d'histoire: pour qui, pour quoi? In: Vingtième Siècle,
n°54, 1997.
ROLLEMBERG, Denise. O desafio dos museus históricos celebratórios. Dossiê Crises da
memória na Europa contemporânea: 1918, 1945, 1989 e além. Tempo. Revista do
Departamento de História da UFF, 28 (3). Niterói, set.-dez. 2022.
WINTER, J. Museums and the Representation of War. In: MUCHITSCH (ed.). Does
War Belong in Museums? Wolfgang Muchitsch, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. 2a ed.
Rio de Janeiro, Aeroplano, 2004.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas e transformações da memória
cultural. Campinas, Ed. Unicamp, 2011.
BECKER, Annette. Des musées d'histoire: pour qui, pour quoi ?. In: Vingtième Siècle,
revue d'histoire, n°54, avril-juin 1997.
BEZERRA DE MENESES, Ulpiano. A problemática da identidade cultural nos museus:
de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista. São Paulo:
Universidade de São Paulo. Nova Série, n.1, 1993, p. 207-222.
3
_____________. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição
museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo:
Universidade de São Paulo, Nova série, v. 2, p. 9-42, 1994.
GERVEREAU, Laurent. Le musée, source ou moteur de recherche? Vingtième Siècle.
Revue d’histoire. Paris, Presses de Sciences Po, n. 72, 2001/4.
5. História, testemunho e trauma
Textos:
SELIGMANN-SILVA, M (org.). História, memória, literatura. O testemunho na Era das
catástrofes. Campinas, Ed.Unicamp, 2006
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma. A questão dos testemunhos de
catástrofes históricas. Psicologia Clínica. Departamento de Psicologia da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, vol. 20, n. 1, pp.65-82, 2008.
FASSIN, Didier. De l'invention du traumatisme à la reconnaissance des victimes Genèse
et transformations d'une condition morale. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, 123(3),
2014, p. 161-171.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo. Ed. 34, 2006.
LABORIE, Pierre. “Historiens sous e surveillance.” Esprit. Paris, n. 198, jan, 1994.
6. História e Imagem
Textos:
MICHAUD, Eric. La construction de l'image comme matrice de l'histoire. In: Vingtième
Siècle, revue d'histoire, n°72, octobre-décembre 2001. Image et histoire. pp. 41-52.
GERVEREAU, Laurent. Ver, compreender, analisar as imagens. Edições 70, 2007.
7. História e Literatura
Textos:
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo,
Companhia das Letras, 1996.
________________. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
GAY, Peter. Represálias selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens,
Gustave Flaubert e Thomas Mann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras,
2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & literatura: uma velha-nova história. In: Nuevo
Mundo Mundos Nuevos [Online], Debate postado em 28 de janeiro de 2006, consultado
em 12 de julho de 2018. Disponível em:
http://journals.openedition.org/nuevomundo/1560; DOI: 10.4000/nuevomundo.1560.
WISNIK, José Miguel. Texto a escolher.
4
8. História e História Oral
Texto:
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo, Letra e Voz, 2010.
9. História e Biografia.
Texto:
SCHMIDT, Benito Bisso. História e biografia. In VAINFAS, Ronaldo e CARDOSO,
Ciro (org.). Nos domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012.
10. História e Escrita de si
Textos
GOMES, Angela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro, Ed.
FGV, 2004.
ROLLEMBERG, Denise. Em algumas horas, vou morrer... As cartas de despedida dos
resistentes e reféns fuzilados. In: _____ . Resistência. Memória da ocupação nazista na
França e na Itália. São Paulo, Alameda, 2016.
KRIVOPISSKO, Guy (org.). La vie à en mourir. Lettres de fusillés (1941-1944). 2a ed. Paris,
Talladier, 2006 [1a ed em 2003].