DETALHES DA TURMA
ESTÁGIO DOCENTE DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL
Nome da Disciplina: ESTÁGIO DOCENTE DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Edilson Alves de Menezes Jr.
O estágio funcionará como seminário coordenado no qual os doutorandos, dentre o conjunto de
encontros e discussões propostas, deverão ministrar duas aulas: (I) aula voltada à graduação, a partir das
áreas de atuação dos doutorandos, embora sublinhando o caráter panorâmico da atividade; (II) aula voltada
ao ensino básico. Assim sendo, a disciplina promoverá – com destaque aos docentes convidados – uma série
de debates envolvendo a atuação profissional do docente, seja no nível superior ou básico, considerando
aspectos normativos (como a BNCC, por exemplo) e didáticos no ensino e História.
BIBLIOGRAFIA
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. O ensino de História como experiência e performance: uma
proposta metodológica para o ensino superior. In: Revista História Hoje, v. 5, n. 9, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
várias edições.
BORDENAVE; J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2011.
CAIMI, Flávia Eloisa. Historiografia e Ensino de História: entre saberes acadêmicos e saberes escolares.
Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MASSETTO M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: Redesenhando a educação.
São Paulo: Papirus, 2018.
PENSIN, Adriana & OLIVEIRA, Rafael Araújo de (orgs). Didática da História: conceitos, práticas e
narrativas. Curitiba: CRV, 2021.
PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. Pedagogia universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo, 2009.
RAMOS, Magda. Ensinar História hoje: narrativas e sujeitos. Curitiba: CRV, 2020.
RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 330p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de História no ensino superior: entre a pesquisa e a formação
crítica. In: Revista Tempo e Argumento, v. 3, n. 1, 2011.
VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus,
2000.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
239p.
ZANLORENZI, Lúcia. Didática da História no ensino superior: a constituição de um campo de pesquisa e
ensino. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora et al. Ensino de História: perspectivas e debates. São Paulo:
Cortez, 2011.
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Nome da Disciplina: ESTÁGIO DOCENTE DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Edilson Alves de Menezes Jr.
O estágio funcionará como seminário coordenado no qual os doutorandos, dentre o conjunto de
encontros e discussões propostas, deverão ministrar duas aulas: (I) aula voltada à graduação, a partir das
áreas de atuação dos doutorandos, embora sublinhando o caráter panorâmico da atividade; (II) aula voltada
ao ensino básico. Assim sendo, a disciplina promoverá – com destaque aos docentes convidados – uma série
de debates envolvendo a atuação profissional do docente, seja no nível superior ou básico, considerando
aspectos normativos (como a BNCC, por exemplo) e didáticos no ensino e História.
BIBLIOGRAFIA
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. O ensino de História como experiência e performance: uma
proposta metodológica para o ensino superior. In: Revista História Hoje, v. 5, n. 9, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
várias edições.
BORDENAVE; J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2011.
CAIMI, Flávia Eloisa. Historiografia e Ensino de História: entre saberes acadêmicos e saberes escolares.
Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MASSETTO M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: Redesenhando a educação.
São Paulo: Papirus, 2018.
PENSIN, Adriana & OLIVEIRA, Rafael Araújo de (orgs). Didática da História: conceitos, práticas e
narrativas. Curitiba: CRV, 2021.
PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. Pedagogia universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo, 2009.
RAMOS, Magda. Ensinar História hoje: narrativas e sujeitos. Curitiba: CRV, 2020.
RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 330p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de História no ensino superior: entre a pesquisa e a formação
crítica. In: Revista Tempo e Argumento, v. 3, n. 1, 2011.
VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus,
2000.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
239p.
ZANLORENZI, Lúcia. Didática da História no ensino superior: a constituição de um campo de pesquisa e
ensino. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora et al. Ensino de História: perspectivas e debates. São Paulo:
Cortez, 2011.